“Vem para a Caixa você também”
Esta é uma das chamadas publicitárias mais antigas do Brasil e, sinceramente, nunca fez tanto sentido.
Semana passada escrevi sobre a portabilidade de dívidas, levar suas pendências a outro banco, concluindo que em apenas algumas operações isso teria resultado.
E isso porque os juros praticados por Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bradesco, Banco Itaú e Banco Santander, que detém 83,8% dos depósitos e 84,8% dos empréstimos concedidos, são quase idênticos.
Apresentei inclusive dados do Banco Central que mostram que a diferença de juros para aquisição de veículos variava de 1,21% ao mês no Bradesco, com a menor taxa, até 1,68% ao mês na Caixa Econômica Federal, com a maior taxa.
O texto saiu na segunda passada (11) e, já na terça (12), a Caixa conseguiu me calar.
Os juros do cheque especial caíram para inacreditáveis 4,99% ao mês, sendo ainda apresentada uma linha de crédito imobiliário com juros de 2,95% ao ano e correção pelo IPCA, o que também é algo inédito.
Não bastasse, há ainda um cartão de crédito internacional, sem anuidade, com taxa de juros em rotativo de 8,99% ao mês.
A Caixa afirmou que isso é a retribuição à sociedade pelo robusto lucro que teve no período anterior, reconhecendo que a taxa ainda é elevada frente a Selic e concluindo que pode ter espaço para reduzir mais os juros.
É de soltar fogos de artifício.
Finalmente haverá concorrência no setor bancário, o que muito foi alardeado em governos anteriores, a utilização dos bancos públicos para criar uma vertente de concorrência, o que nunca chegou a se realizar.
Aliás, se a moda pega em reduzir os juros frente a bons resultados, é de esperar taxas em queda, já que o lucro de Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil cresceu 15% e soma 59,7 bi no ano, sendo recorde absoluto.
Mas isso será de esperar sentado, e em local bem confortável.
O fato é que a Caixa saiu na frente da concorrência e, certamente, ampliará consideravelmente sua base de clientes, podendo assim ter mais ganhos e com risco pulverizado.
É de ressaltar ainda ter informado a Caixa que, para contratação do "Pacote Sim", onde há todos estes benefícios, foi criada uma plataforma digital, sem necessidade de comparecimento a uma agência física.
Ainda em nota a Caixa informou: "A experiência se inicia pelo site do banco, por meio de um simulador que apresenta as melhores opções de crédito para cada cliente, conforme perfil, garantias apresentadas e destinação dos recursos. A partir deste simulador, o cliente pode entrar em contato com a equipe de atendimento CAIXA por meio de chat e tirar suas dúvidas, enviar documentos, solicitar avaliação de crédito e contratar pacote CAIXA Sim, caso aprovado. Tudo isso com muito mais comodidade e conveniência."
Parabéns a Caixa Econômica Federal, nunca fez tanto sentido sua publicidade.
Sobre o Autor
E-mail de contato: contato@jacmlaw.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.